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Gabinete de Curiosidades

Nesta obra, duas excêntricas inventoras abrem seu pequeno gabinete de curiosidades e convidam o público a transitar de formas mirabolantes pela passagem do tempo. As quatorze marionetes de madeira que compõem a peça foram construídas pelas artistas da Cia Tu Mateixa e instigam a curiosidade pelo que é feito engenhosamente de forma artesanal.

Criado por Júlia Barnabé e Rocío Walls, com direção de Carla Candiotto, premiada diretora e atriz com cinco prêmios APCA, oito Prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem (antigo Coca Cola Femsa) e um Prêmio Governador do Estado para a Cultura. Já atuou e dirigiu espetáculos em diversos países da Europa, além de China e Austrália, e é co-fundadora e co-diretora da Cia Le Plat Du Jour. A dramaturgia autoral de "Gabinete de Cusiosidades" foi criada conjuntamente entre a diretora e as marionetistas, a partir de estudos sobre variadas obras de literatura, do cinema e das artes visuais.

 

“Gabinete de Curiosidades” foi concebido e criado durante o período de confinamento provocado pela pandemia e, inevitavelmente, traz à tona questões que vivenciamos nessa época em que “o tempo parou”. O espetáculo proporciona uma reflexão sobre as novas dimensões e formas de sentir o tempo em nossas vidas hoje em dia. Acreditamos que o encontro com a ludicidade das marionetes é capaz de parar o tempo por alguns instantes e fazer até as pessoas com mais idade voltarem a ser crianças.

 

O termo gabinete deriva do francês "cabinet" e remete ao “quarto das maravilhas”, lugar onde se guardam coisas preciosas, sejam concretas ou simbólicas. 

 

A cenografia remete a um móvel antigo - uma das acepções do termo “gabinete” - e é composta por um autômato, isto é, um conjunto de engrenagens que se movimentam através de uma manivela, como um relógio de corda. O próprio cenário se converte em boneco e personagem do espetáculo.

 

Cada marionete desta obra apresenta uma destreza singular devido aos seus mecanismos e também um conceito próprio para o desenvolvimento da personagem, se relacionando de diferentes formas com o tempo. As marionetes-relógio são inspiradas nas clássicas duplas de cômicos musicais. O personagem Eusébio, o apresentador do espetáculo, foi construído a partir de um despertador de corda antigo. É um senhor que carrega toda a sabedoria de sua experiência. Já Zezinho, feito a partir de um despertador de mesa mais moderno, representa um jovem aprendiz, que traz a energia da criança, do jogo e da brincadeira. Travam uma disputa cômica por um objeto, representando de forma poética um debate geracional. 

 

Em poucas palavras, a trapezista foi inspirada no movimento pendular e cíclico dos relógios de coluna; as bailarinas representam a precisão do tempo, com seus movimentos perfeitamente sincronizados; o mago simboliza o mistério do tempo que não pode ser medido pelo relógio; a monociclista evidencia a velocidade com que o tempo passa e a funambulista revela a travessia em busca do equilíbrio sobre a tênue linha que separa a vida e a morte.

 

A trilha sonora, inspirada em ritmos balcânicos e composta pelos musicistas Danielle Siqueira, Danilo Rodrigues e Domingo Duclos, é constituída por uma série de músicas instrumentais onde se trabalha uma sonoridade muito especial. Elementos de música cigana e músicas de tradição judaica formam uma mistura que traz uma atmosfera de tempos gramôfonicos, que acompanham a cena e convidam o espectador para essa viagem.

 

A instrumentação foi cuidadosamente selecionada com a ideia de transmitir a beleza e a simplicidade destas músicas folclóricas do século XIX. Dentro do repertório podemos encontrar músicas autorais assim como músicas tradicionais, com os instrumentos violão, viola caipira, clarinete, sanfona, trombone, violino, dulcimer e percussão.

Para a criação dos figurinos, buscamos junto à figurinista Elisa Rossin uma estética atemporal e não realista para compor a visualidade dessa dupla de marionetistas-inventoras que dão vida aos bonecos. Os tecidos são de algodão, pois esse elemento natural conversa muito bem com a natureza da madeira, que é a base material do cenário e dos bonecos. Foi criada uma paleta de cores rústicas e neutras e as variações das cores estão mais nos detalhes, feitos então de renda e tule. O couro também é utilizado na confecção dos adereços por ser também um material natural, assim como o algodão e a madeira. 

Este espetáculo foi produzido com apoio da 5a Edição do Fomento ao Circo da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Cooperativa Paulista de Teatro em 2021.

Equipe de Criação "Gabinete de Curiosidades"

Confecção e manipulação de marionetes: Júlia Barnabé e Rocío Walls  

Direção: Carla Candiotto  

Concepção e Dramaturgia: Carla Candiotto, Júlia Barnabé, Rocío Walls 

Trilha Sonora Original: Danielle Siqueira, Danilo Rodrigues e Domingo Duclos 

Cenografia: Pierre Franclet, Eduardo Salzane, Valentin Fileteado, Júlia Barnabé e Rocío Walls 

Figurinos: Elisa Rossin

Costureira: Ateliê Belas Modas  

Adereços de figurinos e cenografia: Laura Alves - Ateliê Clã das Cores 

Fotos e Vídeos: Marina Decourt - Multiversos Audiovisual 

Produção Geral: Cia. Tu Mateixa Marionetes

Duração: 45 minutos

Classificação etária: Livre

Necessidades técnicas

Espaço cênico: 4m x 4m

Salas de teatro, preferencialmente. Também é possível realizar apresentações em espaços não convencionais e/ou abertos.

Tempo de montagem: 1 hora

Tempo de desmontagem: 1 hora

Equipamentos de Som:

  • 2 microfones head-set

  • Caixa de som com entrada USB ou P2 para reprodução da trilha sonora

Iluminação:

  • Iluminação do palco: o espetáculo requer apenas uma geral simples e dois contras, pois a cenografia conta com um sistema de iluminação próprio.

Obs: Caso o espaço não disponha de equipamentos de som e iluminação, a companhia possui sistema próprio, que pode ser utilizado em ponto de energia ou, ainda, à bateria.

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