Sobre a Cia Tu Mateixa Marionetes

Sediada em São Paulo Desde 2015, a Cia Tu Mateixa Marionetes foi fundada em 2014 na cidade de Barcelona, onde a marionetista, palhaça e atriz Júlia Barnabé se formou em pedagogia Jacques Lecoq de Teatro Físico, na escola internacional Estudis Berty Tovías e aprendeu a construir marionetes de fios na Casa-Taller de Marionetas de Pepe Otal, tradicional ateliê de pesquisa e criação de bonecos. 

 

Criada a partir da confluência entre as linguagens de bonecos, teatro físico, circo e humor, a Cia. leva o nome catalão “tu mateixa” que significa “você mesma”, já que as marionetes e a cenografia são construídas à mão, em madeira, pela artista, que também assina a dramaturgia autoral de seus espetáculos. Em 2016, a cia. estreia o espetáculo "Laia e o Voo da Imaginação" e, desde então, vem circulando por diversos festivais de teatro e circo ao redor do mundo, tendo se apresentado na França, Espanha, Bélgica, Suíça, Portugal, Itália, Eslovênia, Rússia, Argélia e Paraguai, além de diversas cidades do Brasil. 

Foto Nego.Fotografia

Foto Rogener Pavinski

Em 2019, a Cia. foi contemplada pelo Prêmio Cleyde Yáconis da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo com o projeto “As Pontas do Fio da Vida”, circulando com o espetáculo "Laia e o Voo da Imaginação" em Núcleos de Convivência do Idoso e em bibliotecas públicas, realizando oficinas de construção de marionetes de fios e manipulação de bonecos gratuitamente para a população.

No mesmo ano, a marionetista argentina Rocío Walls passou a integrar a Cia. e juntas fundaram o Atelier das Marionetes Viajantes, na cidade de São Paulo, onde construíram dezenas de marionetes. Além das apresentações dos espetáculos, ministram oficinas de construção de marionetes de fios, manipulação de bonecos, teatro físico e palhaçaria, realizam orientação e consultoria para projetos culturais e confeccionam marionetes sob encomenda.

Fotos Marina Decourt

Em 2020, a Cia Tu Mateixa foi contemplada pelo 5o Edital de Fomento ao Circo da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo com o projeto “Circo das Marionetes Viajantes” e, em 2021, estreou o espetáculo “Gabinete de Curiosidades” com direção de Carla Candiotto. Neste ano, as artistas da cia. participaram como atrizes-manipuladoras de bonecos na série de tv "Partimpim'' com canções de Adriana Calcanhoto para a Globo Play e canal Gloob, além de diversos festivais online de teatro e circo.

​Júlia Barnabé

 

Seu principal mentor de construção de marionetes foi o catalão Lope de Alberdí. Estudou construção com Stephen Mottran na Itália e técnicas de manipulação de marionetes de fios com Angel Navarro na Espanha. Foi integrante do Buzum! da Cia Pia Fraus como atriz-manipuladora.
Além de atriz, marionetista e artista de rua, é também palhaça há mais de dez anos. Iniciou sua trajetória circense no Circo Escola Picadeiro em 2004. E
studou palhaçaria com importantes mestres como Phillipe Gaulier (França), Chacovachi (Argentina), Cristiane Paoli Quito, Ricardo Puccetti, Esio Magalhães, Domingos Montagner e Fernando Sampaio (Brasil). É uma das fundadoras da Cia Cromossomos e colaboradora dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil. É
 integrante do coletivo Casa das Marionetistas Livres e da Rede de Bonequeiras Brasileiras. Formada em Ciências Sociais pela FFLCH - USP.

Rocío Walls​

 

Marionetista, bonequeira, palhaça e atriz argentina, residente no Brasil desde 2014. Fundadora de Na Cia das Marionetes, em que reúne seus trabalhos solos, com os quais se apresentou em festivais de teatro de bonecos, marionetes e circo por sete países de América Latina e Europa. Trabalhou em Minas Gerais com o Grupo Giramundo em montagens de espetáculos, atuação, manipulação e construção de bonecos para peças de teatro e também para a novela Pega Pega da TV Globo. Ministrou oficinas de construção de bonecos de balcão e também para crianças no Museu Giramundo. Com o Grupo. Pigmalião Escultura que Mexe pesquisou construção e manipulação de marionetes de fios, bem como de bonecos gigantes, bonecos de manipulação direta e máscaras. É integrante do coletivo Casa das Marionetistas Livres e da Rede de Bonequeiras Brasileiras e colaboradora dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil.