top of page

Sobre a Cia Tu Mateixa Marionetes

Sediada em São Paulo Desde 2015, a Cia Tu Mateixa Marionetes foi fundada em 2014 na cidade de Barcelona, onde a marionetista, palhaça e atriz Júlia Barnabé se formou em pedagogia Jacques Lecoq de Teatro Físico, na escola internacional Estudis Berty Tovías e aprendeu a construir marionetes de fios na Casa-Taller de Marionetas de Pepe Otal, tradicional ateliê de pesquisa e criação de bonecos. 

 

Criada a partir da confluência entre as linguagens de bonecos, teatro físico, circo e humor, a Cia. leva o nome catalão “tu mateixa” que significa “você mesma”, já que as marionetes e a cenografia são construídas à mão, em madeira, pela artista, que também assina a dramaturgia autoral de seus espetáculos. Em 2016, a cia. estreia o espetáculo "Laia e o Voo da Imaginação" e, desde então, vem circulando por diversos festivais de teatro e circo ao redor do mundo, tendo se apresentado na França, Espanha, Bélgica, Suíça, Portugal, Itália, Eslovênia, Rússia, Argélia e Paraguai, além de diversas cidades do Brasil. 

Foto Nego.Fotografia

Foto Rogener Pavinski

Em 2019, a Cia. foi contemplada pelo Prêmio Cleyde Yáconis da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo com o projeto “As Pontas do Fio da Vida”, circulando com o espetáculo "Laia e o Voo da Imaginação" em Núcleos de Convivência do Idoso e em bibliotecas públicas, realizando oficinas de construção de marionetes de fios e manipulação de bonecos gratuitamente para a população.

Em 2020, a cia. foi contemplada pelo 5° Edital de Fomento ao Circo da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Rocío Walls passou a integrar a Cia Tu Mateixa como artista convidada até 2022. Em 2021, estrearam o espetáculo “Gabinete de Curiosidades” com direção de Carla Candiotto, premiada atriz e diretora com cinco prêmios APCA, oito Prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem (antigo Coca Cola Femsa) e um Prêmio Governador do Estado para a Cultura, além de co-fundadora e co-diretora da Cia Le Plat Du Jour. Em 2022, o espetáculo "Gabinete de Curiosidades" realizou uma turnê internacional realizando mais de 70 apresentações em festivais de teatro e circo na Áustria, Suíça, Bélgica, França, Itália e Portugal, além de apresentações em festivais em seis estados brasileiros e unidades do Sesc SP. 

Além das apresentações dos espetáculos, a cia. realiza oficinas de confecção de marionetes de fios e outras técnicas de bonecos, teatro físico, manipulação de bonecos e palhaçaria, bem como orientação cênica para grupos teatrais. Júlia Barnabé atuou como atriz-manipuladora de bonecos na série de tv "Partimpim'' com canções de Adriana Calcanhoto para a Globo Play e canal Gloob e participou do elenco de manipuladores de bonecos do espetáculo "Pedro e Lobo" junto à OER - Orquestra Experimental de Repertório com direção de Muriel Matalon, bonecos de Marco Lima e narração de Sandra Annenberg no Theatro Municipal de São Paulo em 2023.

Fotos Marina Decourt

​Júlia Barnabé

 

Seu principal mentor de construção de marionetes foi o catalão Lope de Alberdí. Estudou construção com Stephen Mottran na Itália e técnicas de manipulação de marionetes de fios com Angel Navarro na Espanha. Foi integrante do Buzum! da Cia Pia Fraus como atriz-manipuladora.
Além de atriz, marionetista e artista de rua, é também palhaça há mais de dez anos. Iniciou sua trajetória circense no Circo Escola Picadeiro em 2004. E
studou palhaçaria com importantes mestres como Phillipe Gaulier (França), Chacovachi (Argentina), Cristiane Paoli Quito, Ricardo Puccetti, Esio Magalhães, Domingos Montagner e Fernando Sampaio (Brasil). É uma das fundadoras da Cia Cromossomos e colaboradora dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil. É
 integrante do coletivo Casa das Marionetistas Livres e da Rede de Bonequeiras Brasileiras. Formada em Ciências Sociais pela FFLCH - USP.

bottom of page