
Sobre a Cia Tu Mateixa Marionetes
Sediada em São Paulo Desde 2015, a Cia Tu Mateixa Marionetes foi fundada em 2014 na cidade de Barcelona, onde a marionetista, palhaça e atriz Júlia Barnabé se formou em pedagogia Jacques Lecoq de Teatro Físico, na escola internacional Estudis Berty Tovías e aprendeu a construir marionetes de fios na Casa-Taller de Marionetas de Pepe Otal, tradicional ateliê de pesquisa e criação de bonecos.
Criada a partir da confluência entre as linguagens de bonecos, teatro físico, circo e humor, a Cia. leva o nome catalão “tu mateixa” que significa “você mesma”, já que as marionetes e a cenografia são construídas à mão, em madeira, pela artista, que também assina a dramaturgia autoral de seus espetáculos. Em 2016, a cia. estreia o espetáculo "Laia e o Voo da Imaginação" e, desde então, vem circulando por diversos festivais de teatro e circo ao redor do mundo, tendo se apresentado na França, Espanha, Bélgica, Suíça, Portugal, Itália, Eslovênia, Rússia, Argélia e Paraguai, além de diversas cidades do Brasil.


Foto Rogener Pavinski
Em 2019, a Cia. foi contemplada pelo Prêmio Cleyde Yáconis da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo com o projeto “As Pontas do Fio da Vida”, circulando com o espetáculo "Laia e o Voo da Imaginação" em Núcleos de Convivência do Idoso e em bibliotecas públicas, realizando oficinas de construção de marionetes de fios e manipulação de bonecos gratuitamente para a população.
Em 2020, a cia. foi contemplada pelo 5° Edital de Fomento ao Circo da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Rocío Walls passou a integrar a Cia Tu Mateixa como artista convidada até 2022. Em 2021, estrearam o espetáculo “Gabinete de Curiosidades” com direção de Carla Candiotto, premiada atriz e diretora com cinco prêmios APCA, oito Prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem (antigo Coca Cola Femsa) e um Prêmio Governador do Estado para a Cultura, além de co-fundadora e co-diretora da Cia Le Plat Du Jour. Em 2022, o espetáculo "Gabinete de Curiosidades" realizou uma turnê internacional realizando mais de 70 apresentações em festivais de teatro e circo na Áustria, Suíça, Bélgica, França, Itália e Portugal, além de apresentações em festivais em seis estados brasileiros e unidades do Sesc SP.
Além das apresentações dos espetáculos, a cia. realiza oficinas de confecção de marionetes de fios e outras técnicas de bonecos, teatro físico, manipulação de bonecos e palhaçaria, bem como orientação cênica para grupos teatrais. Júlia Barnabé atuou como atriz-manipuladora de bonecos na série de tv "Partimpim'' com canções de Adriana Calcanhoto para a Globo Play e canal Gloob e participou do elenco de manipuladores de bonecos do espetáculo "Pedro e Lobo" junto à OER - Orquestra Experimental de Repertório com direção de Muriel Matalon, bonecos de Marco Lima e narração de Sandra Annenberg no Theatro Municipal de São Paulo em 2023.


Fotos Marina Decourt
Júlia Barnabé
Seu principal mentor de construção de marionetes foi o catalão Lope de Alberdí. Estudou construção com Stephen Mottran na Itália e técnicas de manipulação de marionetes de fios com Angel Navarro na Espanha. Foi integrante do Buzum! da Cia Pia Fraus como atriz-manipuladora.
Além de atriz, marionetista e artista de rua, é também palhaça há mais de dez anos. Iniciou sua trajetória circense no Circo Escola Picadeiro em 2004. Estudou palhaçaria com importantes mestres como Phillipe Gaulier (França), Chacovachi (Argentina), Cristiane Paoli Quito, Ricardo Puccetti, Esio Magalhães, Domingos Montagner e Fernando Sampaio (Brasil). É uma das fundadoras da Cia Cromossomos e colaboradora dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil. É integrante do coletivo Casa das Marionetistas Livres e da Rede de Bonequeiras Brasileiras. Formada em Ciências Sociais pela FFLCH - USP.

